FLAMINGO: 10 CURIOSIDADES SOBRE ESTA AVE COR-DE-ROSA
Você sabia que esse bichinho lindo que aparece em nossas estampas está em instição no Brasil? Saiba um pouco mais sobre essa espécie e AJUDE A PRESERVAR!
Quem tem a oportunidade de avistar uma ave como o flamingo fica encantado: eles são grandes – podendo chegar até 1,5 metro de altura - com asas enormes, cauda curta e coloração variando entre avermelhado e rosa. Atualmente, este tipo de ave está em extinção no Brasil. Conheça abaixo dez curiosidades sobre os flamingos.
1. Ave rara
Flamingo é uma espécie em extinção no Brasil, sendo encontrado apenas no Estado do Amapá. Isso se deve à cultura de arroz nas lagunas do estado amapaense, bem como à caça predatória e captura de ovos da ave.
2. Só no equilíbrio
A ave é conhecida por ficar em uma perna só. Isso acontece por que elas equilibram a temperatura corporal dessa forma. Como elas vivem em zonas aquáticas, o hábito de manter apenas uma perna na água ajuda-as a não perderem o calor do corpo.
3. Comida filtrada
Flamingos se alimentam por um método chamado filtragem de água. Por meio de protuberâncias na língua e de estruturas rígidas nas mandíbulas, elas conseguem fazer uma espécie de bombeamento da água, retendo partículas e raspando alimentos com a língua.
4. Isso que é casal
Flamingos acasalam com o mesmo indivíduo por toda a vida, por esse motivo são uma das espécies mais monogâmicas. Além disso, tanto o macho, quanto a fêmea participam do período de incubação dos ovos e ajudam nos primeiros cuidados com a prole.
5. Ave cor de rosa
O Flamingo nasce branquinho. A coloração do flamingo deve-se a sua alimentação rica em carotenos, substância que, após ser absorvida pelo organismo, dá uma coloração avermelhada às penas. Os crustáceos, que são ricos nesse tipo de nutriente, são a comida preferida dos flamingos.
6. Desde a antiguidade
Estudos feitos com fosseis indicam que os flamingos existem há 7 milhões de anos.
7. Creche de flamingos
Flamingos, ao nascerem, ficam em uma espécie de “creche” até, por volta, dos cem dias de vida. Nesse período, os progenitores conseguem ver os seus filhotes e o alimentam. Após esse período na “creche”, as aves ficam independentes.
8. Elas são grandes
A ave é uma das mais altas da fauna brasileira, podendo chegar a 1 metro e meio. A fêmea costuma ser menor que o macho.
9. Estimativa de vida
Flamingos podem viver até 40 anos, podendo permanecer longos períodos livre (33 anos) ou em cativeiro (44 anos).
10. Em grupo e sempre em movimento
Flamingos são aves migratórias, vivendo em grandes colônias e voando cerca de 500 km por dia para se alimentar e buscar lugares para construir seus ninhos.
Fonte: https://www.greenme.com.br/animais-em-extincao/5297-flamingo-10-curiosidades
Fonte: https://www.greenme.com.br/animais-em-extincao/5297-flamingo-10-curiosidades