Alimentos Orgânicos!
ALIMENTOS ORGÂNICOS
Você sabia que o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos no mundo? Aproveitando que atualmente vivemos um movimento em busca de uma Vida Mais Saudável, eis alguns motivos para optar pelos orgânicos:
Mais saudáveis;
Mais saborosos;
Maior durabilidade;
Alimentos “limpos”, cultivados sem agrotóxicos, sem fertilizantes químicos e livres de organismos geneticamente modificados;
Contribui para a Agricultura Orgânica: sistema de produção que sustenta a saúde dos solos, ecossistema e pessoas;
Preservação de recursos naturais;
Sustentabilidade da agricultura familiar.
COMO EU SEI SE É ORGÂNICO?
A qualidade do produto orgânico é certificada e assegurada pela presença do selo federal do SisOrg em seus rótulos. Ele deve estampar produtos vendidos em mercados, supermercados e lojas, sendo eles nacionais ou estrangeiros.
Nas feiras de agricultura familiar, o produtor não recebe o selo, porém apresenta uma Declaração de Cadastro, que demonstra que ele está cadastrado junto ao MAPA e que faz parte de um grupo que se responsabiliza por ele. Ela pode estar no rótulo ou em um cartaz do ponto de venda, de modo que o consumidor e a fiscalização possam sempre ser esclarecidos.
CLASSIFICAÇÃO:
Orgânico ou Produto Orgânico: contém 95% ou mais ingredientes orgânicos. Os ingredientes não orgânicos devem estar escritos e não são permitidos aqueles proibidos pelas regras da produção orgânica. Recebem o selo SisOrg.
Produto com Ingredientes Orgânicos: contém de 75 a 95% de ingredientes orgânicos. Não recebem o selo do SisOrg, mas podem identificar no rótulo e citar o ingredientes como “Produto com Ingredientes Orgânicos”.
Não-Orgânicos: contém menos de 70% de ingredientes orgânicos. Não podem ser vendidos considerando qualidade orgânica e nem recebem o selo SisOrg. Podem apenas descrever o quanto de ingredientes orgânicos apresentam em sua composição.
AS FEIRINHAS SÃO ÓTIMA OPÇÃO!
Nas feiras encontramos os alimentos naturais e fresquinhos. E que saber, as feiras estão se disseminando pelas cidades, ocorrendo com mais freqüência;
A cadeia de comercialização é menor, pois a compra é direta dos produtores, portanto, preços mais baixos que no supermercado;
E uma das melhores, a troca de experiência entre o consumidor e os produtores.
O IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor desenvolveu um Mapa Interativo de Feiras Orgânicas no Brasil http://feirasorganicas.idec.org.br, uma ferramenta para encontrar as feiras mais próximas de você, com o propósito de tornar o produto orgânico mais acessível ao consumidor.
E para quem não quer ou não tem tempo de ir até a feira, já existem serviços de entrega a domicilio.
ENTÃO, VAMOS À FEIRA SEREIAS?
Links Interessantes:
Associação de Agricultura Orgânica: http://aao.org.br/aao/agricultura-organica.php
Cartilha "O Olho do Consumidor": http://www.redezero.org/cartilha-produtos-organicos.pdf
International Federation of Organic Agriculture Movements: https://www.ifoam.bio/
Portal Orgânico: http://www.portalorganico.com.br/sub/21/o-que-e-alimento-organico
Projeto Organicsnet: http://www.organicsnet.com.br/
Contatos da Nutri: Melina B. Duarte CRN2 6409
Especialista em Nutrição Clínica e Cardiológica
Fone: (51) 996639328
E-mail: nutrimelbd@gmail.com
Instagram: @receitas_da_nutrimel